VISITAS

domingo, 21 de abril de 2013

AROMATERAPIA: MANJERONA



Manjerona, descrição botânica

A Manjerona, é uma planta de porte herbáceo, de ciclo perene e que pode chegar a atingir até aos sessenta centímetros de altura. O seu caule é mais lenhoso na base e tem a forma quadrangular. As suas folhas são pequenas, inteiras, opostas, pecioladas e de cor verde acinzentada. As suas flores são muito pequenas, de cor branca e agrupadas em inflorescências do tipo espiga. O fruto é do tipo aquênio, com sementes pequenas de cor castanho escura, quase pretas.



Classe aromaterapêutica:Calmante
A Manjerona é também conhecida pelo nome de  “alegria das montanhas”.

A Manjerona, é uma planta que tem a sua origem na região mediterrânea do Sul da Europa.Era sagrada na Índia e no Egito, e para os gregos era o símbolo do amor eterno. Todas as antigas civilizações a usavam para disfunções digestivas, nervosas e respiratórias.
Na Grécia antiga, a manjerona era um símbolo de felicidade e harmonia entre os casais. 
Segundo a a mitologia, a Manjerona terá sido criada pela deusa do amor, Afrodite. 
É uma planta bastante aromática e muito apreciada e utilizada em diversas finalidades.

Nome científico “Origanum majorana L. – Lamiaceae (Labiatae)” -  derivação da palavra Grega, “amarakos”. 

Extração: O óleo é extraído das folhas secas e frescas do arbusto. É originária da Ásia, mas atualmente é cultivada em toda a Europa e explorada comercialmente pelo seu óleo na Tunísia, Marrocos, Alemanha, Hungria e no Egito.

Método de Extração:Destilação a vapor.


Aroma Típico: Herbáceo
Nota do Aroma: Media
Propriedades: O óleo essencial tem um picante e apimentado cheiro a cânfora e tomilho, é relaxante, calmante e fortificante. Analgésico, antiespasmódico, vasodilatador, calmante, expectorante, anafrodisíaco, sedativo, digestivo, antitosse, anti-séptico, antibiótico, antiinfeccioso, diurético.


Ações: Relaxante muscular, bronquite, resfriado, congestão na cabeça, prisão de ventre, circulação, sensação de frio, problemas menstruais, tensão, ansiedade, fraqueza geral, dor de garganta, insônia.


Precauções: A manjerona é segura na utilização em casa desde que seja bem diluída antes da aplicação. Não usar durante a gravidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são importantes para mim.