VISITAS

quarta-feira, 24 de junho de 2020

CULPA E PUNIÇÃO



A culpa traz uma sensação de  dívida eternamente impagável. Uma autocobrança exalando sua energia  por tudo , impregnando  o próprio ambiente com um sentimento de desconforto e  tristeza por estar devendo e por isso buscando uma autopunição.
A punição existe para controlar os maus modos do indivíduo e dar mais segurança às pessoas e a autopunição existe porque o indivíduo se sente  culpado e esta culpa fica gravada em seu interior e ele vai buscar uma forma de pagar pelo sofrimento que causou, causando agora um sofrimento a si mesmo. Ninguém está pedindo  isto, somente ele mesmo.
Cometeu um erro, isto é fato. Não tem como voltar e refazer. Ficou o sentimento e as consequências do que foi feito. Dentro  ficou o cheiro, o sabor, a impressão. É uma marca que o persegue diariamente. Não é agradável! Não quer  cometer o mesmo erro novamente, mas não sabe como sair disso, então ele pensa e pensa cada vez mais na culpa, no que aconteceu e aumenta assim sua ligação com o fato e suas impressões desagradáveis.
Às vezes ela atua por baixo de outros sentimentos e não é detectada ou conhecida. Desculpas e mais desculpas são despejadas no intuito de disfarçar aquele sentimento estranho que se carrega! 
Mesmo não reconhecendo-a, ela atua fazendo das suas.
Pode ser que, por anos e anos a vida não caminhe, as coisas não aconteçam, paralisadas no tempo e no espaço deste ego.
É algo que corrói, que cobra, que atormenta, que impede, mas quando descobre-se que ela pode ser transformada em algo diferente e melhor,  um suspiro de alívio  acontece e,  como milagre desaparece aquele gosto ruim, e visualiza-se  uma luz no fim do túnel!
É a esperança de que algo transformador vai mudar a sua caminhada!


Maria Martins







Um comentário:

  1. Desculpem-me por favor. Os comentários não estão aparecendo na postagem.
    Ainda não consegui resolver. Agradecida pela compreensão.

    ResponderExcluir

Seus comentários são importantes para mim.