VISITAS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CROMOTERAPIA - 1A. PARTE

AS CORES  E A CURA

Muitos povos antigos acreditavam que as cores possuíam poderes mágicos. 
Os cientistas estão descobrindo que certas cores têm realmente uma profunda  influência nos nossos organismos, na nossa disposição, nos nossos pensamentos e comportamentos.

Como conseguimos distinguir essas cores?
A luz que entra nos olhos é focalizada pelo cristalino para dois tipos comuns de receptores. Cada olho contém 120 milhões de bastonetes, cada um dos quais tem dentro 130 milhões de moléculas de um pigmento chamado rodopsina que se altera eletricamente quando iluminado. O objetivo fundamental dos bastonetes nos nossos olhos é a visão noturna, embora já afirmem que eles ajudam o nosso cérebro a controlar a claridade e outros fatores que são a chave para explicar como o nosso cérebro colore o mundo.


Firmas já pagaram milhões a psicólogos por pesquisas para descobrir que cores e padrões conseguirão incitar as pessoas a comprar os seus produtos.
As cores suscitam impressões específicas nas pessoas.
O azul transmite paz e satisfação, mas aqueles que preferem o azul-escuro são motivados por uma necessidade de segurança. O azul é largamente usado nos símbolos dos bancos e dos fabricantes de automóveis.
O amarelo é associado pela maior parte das pessoas ao que é moderno, a realização, ao futuro.
O vermelho invoca o poder, um desejo de vencer, a vitalidade, é a cor escolhida por muitos fabricantes de cigarros e refrigerantes.
O verde e o vermelho juntos suscitam sentimentos de forças, confiança e integridade.
O azul esverdeado invoca uma sensação de segurança e de amor próprio.
Cientistas descobriram que as pessoas, do mesmo modo, podem ser influenciadas pela exposição às cores.


CORES



MATIZ – é a característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, por exemplo, são matizes. Para se mudar o matiz de uma cor, acrescenta-se a ela outro matiz.

TOM – refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obterem escalas tonais mais claras, acrescenta-se branco.


INTENSIDADE – Diz respeito ao brilho da cor. Um matiz de intensidade alta ou forte é vívido e saturado, enquanto o de intensidade baixa ou fraca caracteriza cores apagadas ou pastel. O amarelo tem intensidade alta, enquanto a do violeta é baixa. O termo “apagado”, utilizado nesse sentido, não significa mortiço ou sem graça, apenas o contrário de “vívido”ou “intenso”.

CORES PRIMÁRIAS – são as que não podem ser obtidas a partir de outras: vermelho, amarelo e azul.



CORES SECUNDÁRIAS – são aquelas obtidas pela mistura de duas cores primárias. O laranja, por exemplo, vem da mistura do amarelo e vermelho; o verde, do amarelo e azul; o violeta, do vermelho e azul.

CORES COMPLEMENTARES – Uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária.

  11.08.2011 - QUINTA-FEIRA
*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são importantes para mim.